Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Não foi bem "de carona"...

Acabo de me lembrar de informar aos que leram minha réplica à resenha que o Prof. Bryan McCann fez do meu Auxílio luxuoso que não foi muito bem "de carona" que Sérgio Cabral chegou a prefaciar o livro de Herique Foreis Domingus, o "Almirante", No tempo de Noel Rosa. É preciso lembrar que, na época (1977), os intelectuais (ou os aspirantes a intelectual) ainda "batiam ponto" nas sedes das grandes editoras cariocas e paulistas, como a (hoje centenária) Francisco Alves, por exemplo.

Em 1977, no auge da ditadura, portanto, o comunista Sérgio Cabral já era um dos "monstros" que haviam criado e estavam mantendo o Pasquim, ou seja, Cabral era visto como uma espécie de eminence gris, um monumento da resistência intelectual (do que pouco tempo depois iria se chamar de "esquerda festiva", aquela que não "pegou em armas" e que preferia militar na imprensa alternativa (ou "marrom") e/ou mesmo na "grande imprensa". Supõe-se então que fosse do interesse dos grandes editores da época ter alguém "de nome" para prefaciar a segunda edição do livro de Almirante. Isso não depõe contra (ou a favor) de Sérgio Cabral, já como o grande "crítico de MPB" que era (e é!); trata-se não mais de uma simples constatação.

Digamos que deva ter sido uma grande honra (ou um grande prêmio) para Sérgio Cabral prefaciar a segunda edição de No tempo de Noel Rosa. Isso mostrou, afinal, que o "comunista" Sérgio Cabral tinha lá o seu prestígio e o seu valor como "crítico de MPB".

Em primeira mão, essa postagem também deseja informar que, em um futuro não muito distante (talvez ainda este ano), pretendo lançar uma versão online, totalmente revista e atualizada (na medida do possível!), do meu livro Auxílio luxuoso, que poderá -- assim espero -- ser baixada ("downloaded") aqui mesmo neste blogue, no todo e/ou em partes. Mais detalhes serão postados na medida em que as coisas forem progredindo...

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.